14 de julho de 2015

Receita .:. Sobremesa de limão - Quente e frio de merengue

Porque não faço só fitas para prender chuchas, deixo-vos aqui uma receita de uma sobremesa deliciosa para os amantes de limão. Se tem muitos limões no seu limoeiro e não sabe o que fazer com eles esta é uma boa aposta para os utilizar.

Embora pareça complexa é super simples de fazer e garanto que a surpresa que fará aos seus convidados valerá a pena!




.:. Quente e frio de merengue .:.

Ingredientes:

. 6 limões grandes
. 3 ovos
. 100gr de açúcar
. 30gr de farinha
. Baunilha em pó
. Massa folhada da compra
. Gelado de morango (proposta, gelado Carte D'Or de morango e merengue)

Preparação:


1.      Aqueça o forno e forre dois tabuleiros com papel vegetal. 
2.      Faça a massa folhada ou utilize uma da compra. Utilize cortadores de bolachas com as formas que desejar para cortar pequenas “bolachas” de massa folhada (utilizei corações e estrelas). Pode pincelá-las com geleia ou doce de morango para as tornar ainda mais apetitosas. Coloque-as num dos tabuleiros e reserve.
3.      Corte o topo do limão para obter uma tampa. Nivele o fundo do limão ligeiramente, de modo a que ele se aguente em pé. Repita este processo nos limões restantes.
4.      Retire o interior do limão com a ajuda de uma faca e utilize-o para fazer 60 ml de sumo de limão que irá utilizar em seguida.
5.      Reserve as tampas que cortou aos limões e coloque as pequenas formas no tabuleiro forrado para ir ao forno.
6.      Ponha uma panela ao lume com água para poder cozinhar em banho-maria.
7.      Separe as gemas das claras e coloque ambas separadas em caixas ou panelas que possam ir ao lume.
8.      Junte as gemas com 50gr de açúcar, os 60ml de sumo de limão que guardou e a farinha (30gr). Misture os ingredientes com a ajuda de uma batedeira até obter uma tonalidade amarelo-clara. Coloque uma pitada de baunilha em pó e misture mais um pouco.
9.      Quando a água estiver a ferver coloque a mistura que preparou anteriormente em banho-maria, mexendo sempre com uma colher até engrossar. Retire e deixe arrefecer.
10.  Junte as claras de ovo com o açúcar restante (50gr) e leve em banho-maria até o açúcar derreter (poucos minutos), mexendo sempre, de modo a não cozer os ovos.
11.  Retire do lume e bata o preparado com uma batedeira até obter uma espécie de merengue. Junte-o delicadamente à mistura de gemas.
12.  Coloque o preparado dentro das cascas dos limões até um centímetro abaixo do topo das cascas. Leve ao forno no outro tabuleiro até o soufflé crescer cerca de 2cm acima da forma e estiver dourado. Aproveite para colocar no forno, também, as “bolachas” de massa folhada, tendo em atenção que estas estarão prontas em poucos minutos.
13.  Quando estiverem prontos coloque os soufflés em pratos para ir à mesa, juntamente com as tampas dos limões que guardou.
14.  Faça 3 bolas com o gelado Carte D’Or de morango e merengue e coloque junto aos limões. Por fim, disponha as “bolachas” de massa folhada junto ao gelado.

15.  Sirva de imediato.

__________________________________________________________________________________


Pode servir apenas os limões recheados com o soufflé!
E a massa folhada com o gelado é deliciosa!

Atenção: o soufflé terá um sabor forte a limão.

(Utilizei esta receita para participar no passatempo da marca de gelados Carte D'Or)


0 comentários:

Enviar um comentário